7 coisas para fazer em seu negócio e ter mais sucesso em 2017

Chega o fim do ano e os empreendedores já começam a pensar em 2017, pensando no que pode ser feito para que o sucesso seja ainda maior nesta próxima etapa.

Para ajudar os donos do próprio negócio a se prepararem desde já, a "Entrepreneur" listou o que os empreendedores devem fazer agora para colher frutos no futuro. Confira:

1. Revise seu plano de negócios
Se você já é um empreendedor, provavelmente já possui um plano detalhado da sua empresa. Toda a informação que consta nesse planejamento deve te guiar em suas próximas decisões e ajudar você a conseguir dinheiro emprestado, caso seja necessário. Mesmo que a maioria desses planos sirva para um prazo de três até cinco anos, não custa nada garantir que o foco original do negócio esteja de acordo com a atual situação da empresa.

2. Foque na sua renda
Um dos erros mais frequentes que empreendedores cometem é colocar dinheiro na empresa somente para ela crescer. Na realidade, é importante focar em estratégias que deixem o negócio mais rentável. Muitas vezes, as empresas crescem rapidamente, mas acabam com problemas financeiros, pois contratam muitos funcionários e depois não têm dinheiro para pagá-los.

3. Estabeleça uma meta de poupança
Estabeleça uma meta de poupança para o ano. Este objetivo deve ser mensurável, atingível e realístico. Pense, por exemplo, em criar um fundo de emergência que manterá a empresa funcionando de três a seis meses em caso de emergência.

4. Acompanhe as mudanças em impostos
Talvez não haja grandes mudanças de um ano para o outro, mas é importante estar de olho em novas leis federais, estaduais ou da sua cidade. Fique atento às taxas que crescem ou decrescem e o que pode ou não ser dedutível. As mudanças nos impostos podem influenciar o sucesso do seu negócio. Antecipe-se a elas.

5. Fique atento aos salários no seu setor
Todos os anos, os novos salários nas diferentes indústrias são divulgados, de acordo com a deliberação de cada sindicato. É importante encontrar esses dados e usá-los como base para oferecer aos funcionários um salário competitivo e se planejar financeiramente de acordo com esse reajuste.

6. Avalie seu portfólio de produtos
O final de ano é um ótimo período para revisar a oferta de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Passar o olho por cada item do seu portfólio é uma ótima chance de se livrar daqueles que não são mais rentáveis e adaptar seu negócio às novas necessidades do mercado.

7. Desafio o status quo
Não deixe seu negócio cair na comodidade e na monotonia. Não estar aberto a mudanças na empresa é um dos caminhos mais rápidos para seu fim. Comece a pensar em como aumentar as margens de lucro e como alavancar seus produtos ou serviços para torná-los mais rentáveis e segmentar da melhor forma os seus clientes.

Fonte: Agência O Globo

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.