Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Os lucros com o coelho da Páscoa

Edição: 04/2011

A Páscoa representa uma ótima oportunidade de negócios não só para a indústria e o comércio, mas para muita gente que, de casa, faz e vende os seus chocolates caseiros para complementar a renda doméstica.

E na hora de vender, não basta apenas a ajuda do pai, dos filhos e de colegas de trabalho. Atualmente, até a internet e as redes sociais são utilizadas para conseguir as doces encomendas.
A estudante de direito Vanessa Evangelista de Marco Geraldine, 30 anos, é uma dessas pessoas que aproveitam a data comemorativa para ganhar dinheiro. Desde 2009 ela produz trufas e ovos para vender na Páscoa.

“Sempre gostei de cozinhar, e achava muito interessante o trabalho com chocolate. Fiz um curso e decidi que iria fabricar para vender”, destacou.
O sucesso foi tão grande que, somente no ano passado, Vanessa conseguiu faturar R$ 4.500 nos meses de março e abril. O resultado, contudo, veio somente depois de muito esforço.
“Meu marido me ajudou e vendeu muitos produtos. Várias vezes eu tive que virar a madrugada preparando as encomendas. Porque não é só fabricar, é preciso cuidar da casa também”, ressaltou.

Útil e agradável

Grávida de cinco meses e prestes a se formar no curso de direito, Vanessa faz planos para o futuro. E esses planos, pelo menos por enquanto, não incluem a rotina de processos e tribunais.
“Estou pesquisando para iniciar um empreendimento com chocolates finos. Além disso, assim iria passar mais tempo com a minha família”, destacou Vanessa.
A chance de unir hobbie à possibilidade de ganhar dinheiro também atraiu a dona de casa Margareth Schleich, 46 anos.
“Sempre gostei de doces e assim comecei a preparar várias coisas para a minha família. Todo mundo me perguntava por quê eu não começava a vender”, afirmou Margareth.
Desde então, a família a ajuda na preparação e venda dos produtos. Esse esforço, inclusive, já resultou em convites para que ela participasse da edição de uma revista sobre ovos de páscoa.

Internet

O que fazer quando não se encontra um estágio e a câmera fotográfica - seu ganha-pão - foi roubada? No caso da estudante de jornalismo Juliana Artur, 24 anos, a opção foi aproveitar a Páscoa para ganhar dinheiro.
Com a ajuda de uma amiga, também desempregada, em duas semanas ela já conseguiu acumular mais de 300 encomendas, entre ovos de chocolate e trufas.
O mais curioso, é que a maioria dessas encomendas foram feitas pela Internet, por meio de anúncios que a estudante postou no site de relacionamento Facebook e no programa de mensagens instantâneas MSN.
“Já estava recebendo a ajuda de amigas para vender, mas também utilizei outros meios para conseguir anúncios, porque nessa época a concorrência é muito grande. Mas não imaginava um retorno tão bom”, disse Juliana.


Negócios

Já na administração, o consultor do escritório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) no ABCD, Marcelo Alciati, ressalta que é preciso haver planejamento antes de começar a derreter o chocolate.
“Antes de tudo, é preciso estar atento à gestão do negócio. Para quem você vai vender, qual o tipo de produto que irá comercializar, além dos custos de produção do produto e a embalagem”, afirmou Alciati, que completou: “É preciso ter em mente que os gastos da casa irão aumentar. Para que seja viável, o negócio deve dar lucro. Por isso, sempre leve em conta os seus gastos extras na hora de formular o preço dos produtos”.
Outra dica do consultor é que o empreendedor caseiro busque orientações junto à vigilância sanitária da sua cidade, de forma a garantir a higiene e a qualidade do produto.
“Neste caso, esses fatores são ainda mais importantes porque é uma clientela conhecida”, disse Alciati.
Fonte: http://www.redebomdia.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (14)

-
queria fazer ovos de pascoa caseiro queria saber quento de dinheiro presiso ter pra comesar des de ja acradeço pela ajuda
-
gostaria de sabe fazer comida portuguesa, japonesa, italiana etc eu ja mexo com chocolate eu tenho a fantasia de coelho obrigada pela atençao
-
Queria trabalhar em uma fabrica para fazer ovos de páscoa.
-
Olá Sandra, Boa Noite;

Obrigado pela sua participação! Que legal trabalhar em algo que se gosta e ainda proporciona retorno.
-
Ola gostei muito da matéria , eu tambem faço trufas , bombons e doces em casa para vender , e um sucesso vendo muita graças a Deus , agora penso em ampliar vou atrás do sebrae.
-
Olá Reginei. Esperamos por você. Abraços
-
muito interessante e desperta a gente para uma coisa tão simples que pode ser bem lucrativa.
-
Olá Cidnei, bom dia!

Obrigado pelo comentário. o SEBRAE/PR est´no facebook, cruta a página e receba feeds diários com dicas para você e o seu negócio, acesse: https://www.facebook.com/prsebrae?ref=hl

Obrigado e sucesso!
-
Muito Obrigada pelos comentários! Sucesso e bons negócios!
-
achei enteresante sobre o chocolate eu penço em fazer um curso na area de alimentação como doces por exemplo obrigada maria
-
deliciosa matéria, já faço ovos, trufas e bombons na Páscoa. As dicas são muito boas. Em minha cidade tem curso gratuito de manipulação de alimentos, me ajudou muito.
-
Muito boa a reportagem, é planejar e mãos a obra.
-
Amei a matéria.....tb faço, mas não só na época,e sim o ano todo, chocolate é minha paixão......
-
gostei da materia , eu também faço ovos de pascoa e trufas além de bolachas e geléias , tenho uma empresa que abri com a ajuda do sebrae , e sei que eles dão ótimo suporte.
-
Muito bom e incentivador. Hoja quem não precisa de uma renda extra. Estou pensando.Tenho medo de comer a produção
-
Eu gostaria muito de poder fazer chocolates para a pascoa, trabalhjo fora o dia todo, mas tenho tempo a noite,sei fazer trufas e ovos de pascoa , mas falta o melhor, dinheiro.
-
Adorei esta materia, também aproveito esta epoca para ganhar um dinheiro extra, mas não faço chocolates e sim cestas de pascoa, coelhinhos, artigos decorativos comecei no ano passado fazendo alguma coisa apenas para amigas e parentes este ano fui um pouco mais além e vou conseguir faturar aproximadamente R$ 500,00. Acho que vale a pena a gente investir naquilo que sabemos fazer e fazemos com carinho!

Boletins especiais