Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Como incentivar o pensamento inovador em jovens e crianças

Edição: 11/2013

Na infância e na juventude desenvolvemos alguns dos mais importantes valores que carregaremos pela vida, como a visão de mundo, a ética e o caráter. Mais que isso, moldamos nossos sonhos, liberdades e referências, bases essenciais para formar game changers dispostos a ir além e mudar seu entorno, o mercado e o mundo.



1. Além da escola
O modelo de ensino que vigorou por séculos, do professor como luz e do aluno como escuridão, encontra-se hoje em seu ponto de virada. A mentoria e o “aprender fazendo” passam a ser a busca primordial em um mundo em beta que valoriza a experiência e a transformação. Enquanto essa mudança ainda engatinha, tudo que está além da escola ajuda a arejar a mente.

2. Além do Brasil

Na mesma linha, a exposição à diversidade cultural e a outros modos de viver e enxergar o mundo contribuem e muito para fazer brotar a semente da inovação.

Afinal, inovar é sentir, identificar lacunas, comportamentos, contrapor ingredientes, opostos, e nada melhor que ter um olhar aguçado e sem preconceito para ver o todo com a devida clareza.

3. Além do concreto

Desde muito cedo somos tentados a entender o mundo de forma lógica e cartesiana. Causa e efeito formam o discurso predominante que nos educará para que entendamos a objetividade e a concretude das coisas. Nada mal, porém a criatividade está na abstração.

A infância é o momento ideal para o contato com a arte em suas mais variadas formas, expondo a imaginação à beleza do improvável e ao estímulo do improviso.

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:




Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.


Comentários (5)

-
Tenho uma loja, gostaria de amplia-la , tenho 17 anos , queria saber se é necessario minha emancipação ou se posso continuar sem emancipação ? e se posso abrir uma micro empresa , pois preciso de um giro rapido para ampliar meu negocio !
-
 Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você sabe qual é o seu perfil empreendedor? Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br
-
Tenho uma duvida. Posso me registrar como artesã e ter outro emprego? Sem ser Empreendedor Individual ? É possível esta colocação. Por favor alguém me responda. Grata!
-
Olá Rosana, boa tarde!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
Quando vai ter palestra presencial do microemprendedor ou mesmo emprendedor
-
Olá Almerindo, boa tarde!

Obrigada por comentar. Acesse a loja SEBRAE/PR e saiba da programação dos cursos em sua cidade. Acesse: app.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do
-
MUITO BOA AS DICAS
-
Olá Valmir, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!
-
Olha, eu esperava mais desta materia. Acredito eu que exemplificar algo deixaria mais clara a ideia a ser transmitida pela materia apresentada.

Boletins especiais