Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como incentivar o pensamento inovador em jovens e crianças

Edição: 01/2013

Na infância e na juventude desenvolvemos alguns dos mais importantes valores que carregaremos pela vida, como a visão de mundo, a ética e o caráter. Mais que isso, moldamos nossos sonhos, liberdades e referências, bases essenciais para formar game changers dispostos a ir além e mudar seu entorno, o mercado e o mundo.



1. Além da escola
O modelo de ensino que vigorou por séculos, do professor como luz e do aluno como escuridão, encontra-se hoje em seu ponto de virada. A mentoria e o “aprender fazendo” passam a ser a busca primordial em um mundo em beta que valoriza a experiência e a transformação. Enquanto essa mudança ainda engatinha, tudo que está além da escola ajuda a arejar a mente.

2. Além do Brasil

Na mesma linha, a exposição à diversidade cultural e a outros modos de viver e enxergar o mundo contribuem e muito para fazer brotar a semente da inovação.

Afinal, inovar é sentir, identificar lacunas, comportamentos, contrapor ingredientes, opostos, e nada melhor que ter um olhar aguçado e sem preconceito para ver o todo com a devida clareza.

3. Além do concreto

Desde muito cedo somos tentados a entender o mundo de forma lógica e cartesiana. Causa e efeito formam o discurso predominante que nos educará para que entendamos a objetividade e a concretude das coisas. Nada mal, porém a criatividade está na abstração.

A infância é o momento ideal para o contato com a arte em suas mais variadas formas, expondo a imaginação à beleza do improvável e ao estímulo do improviso.

Fonte
Revista Exame

 

Conteúdo indisponível

Por favor, clique aqui para continuar navegando.



Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais